FAQ

Por que é que as bibliotecas escolares são importantes?

As bibliotecas dão aos alunos oportunidades de poder, liberdade e sabedoria. 

Fornecem acesso a informações, recursos cuidadosamente selecionados, histórias e ajuda quando necessário. 

As bibliotecas permitem também a aprendizagem colaborativa, envolvimento rico e profundo, colaboração e acesso igualitário a todos os recursos pedagógicos. 

As bibliotecas abrem portas a novas fases de aprendizagem, eventualmente, futuras opções académicas e, consequentemente, uma vida melhor. 

As bibliotecas oferecem o elo crítico entre pessoas de todas as idades (comunidade escolar) e as suas necessidades de aprendizagem.

A equipe, os serviços e os recursos da biblioteca escolar têm um impacto direto no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos e professores. 

Uma biblioteca escolar dinâmica, com bons recursos afeta positivamente todas as aulas, porque economiza tempo na pesquisa de recursos de qualidade, assistência de alta qualidade é fornecida por meio de relações de trabalho colaborativas e uma cultura próspera de leitura sustenta um saudável ambiente escolar e social.

Além disso, as bibliotecas escolares administradas por professores bibliotecários qualificados, apoiados por funcionários qualificados, também garantem que os alunos aprendam a avaliar, correta e oportunamente, recursos digitais, ajudando alunos e professores a utilizar adequadamente a tecnologia em todo o seu alcance, reduzindo a carga de trabalho dos professores, colcaborando com os docentes na criação de recursos didáticas pertinentes e eficazes que ajudam os alunos a criar uma pegada digital positiva e segura.

 

Adaptado de Australian Library and Information Association

Como alcança a Biblioteca Escolar estes objetivos?

As bibliotecas escolares atingem estes objetivos pedagógicos por terem recursos humanos qualificados na transmissão de competências essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas, organização e colaboração. 

Fornecem e disponibilizam recursos e serviços de qualidade que economizam o tempo de alunos e professores, permitindo uma aprendizagem integral e abrangente.

 

Adaptado de Australian Library and Information Association

Porquê ter uma equipa qualificada na gestão de uma BE?

Funcionários qualificados da biblioteca elaboram e operacionalizam políticas e estruturas de acordo com as prioridades de toda a escola e da biblioteca. 

Além de sua contribuição curricular, a equipa coordenadora da biblioteca devidamente qualificada esforça-se por garantir que cada aluno possa aceder às instalações e recursos de forma autónoma, tornando os alunos aprendizes perenes, leitores vitalícios e cidadãos globais. 

Através das atividades integradas da BE, o professor bibliotecário e toda a sua equipa tem a oportunidade de partilhar informação explícita, contribuíndo para a alfabetização digital dos alunos - habilidades extremamente importantes e necessárias para o futuro académico, cultural e social.

A equipe da biblioteca pode também cooperar com o ensino curricular em redes colaborativas, dentro e fora da escola, garantindo que a comunidade escolar esteja ciente das oportunidades relevantes para florescer em sintonia. 

Neste processo de aprendizagem de pesquisa, professores e funcionários qualificados da biblioteca detêm estratégias/recursos para transmitir aos alunos as competências do século 21 de alfabetização informacional, pensamento crítico, trabalho colaborativo e procura de soluções estrategicamente saúdáveis, seguras e eficazes.

Uma equipa coordenadora da BE qualificada e de qualidade atrai alunos preserverantes e sendentos de novas APZ, bem-sucedidos na superação das suas dificuldades. Facilita também o trabalho dos professores para que tenham mais tempo, energia e recursos didáticos eficientes para os alunos. No fundo, garantem um processo de ensino e APZ mais eficiente:

  • Fornecendo fácil acesso aos alunos que necessitam
  • Ensinando-os encontrar recursos mais rapidamente
  • Ajudando-os a organizar suas informações com mais eficiência
  • Ajudando-os a criar ferramentaas pertinentes e criativos
  • Permitindo-lhes entender que o processo de aprendizagem através da pesquisa multifacetada é uma ferramenta fundamental no seu futuro.
 

O que é um Bibliotecário?

Bibliotecários e especialistas em informação têm a missão de auxiliar pessoas e organizações. 

Possuem competências técnicas únicas para gerir e recuperar informações. Acompanham a mudança e procuram incessantemente desafios que exigem criatividade.

Competências:

  • gestão de uma biblioteca
  • supervisão e liderança do pessoal
  • concepção, direcção, formulação de políticas e aplicação de serviços para satisfazer as necessidades de informação dos frequentadores
  • prestar aconselhamento especializado sobre gestão estratégica da informação, acesso, organização e recuperação informacional
  • marketing e promoção de uma biblioteca ou serviço de gestão de informação.
 

O que é um Professor Bibliotecário?

Um professor bibliotecário é professor qualificado de forma única no âmbito abrangente do ensino e ciências blbliotecárias, com conhecimento integrado e abrangente dos currículos escolar nos diversos níveis de ensino, onde a pedagogia se combina eficazmente com conhecimentos e estratégias de gestão informacional.

 

Adaptado de Australian Library and Information Association

Quais as competências de um Professor Bibliotecário?

Líderes curriculares:

  • Abrangendo o trabalho colaborativo com diretores, coordenadores e funcionários de forma a garantir que os resultados da alfabetização informacional sejam o principal foco da escola;
  • Estão envolvidos na planificação curricular dos diversos departamentos, ensino e avaliação em colaboração com o professor de forma a integração eficaz dos recursos de informação e tecnologia na aprendizagem do aluno, tendo a alfabetização como alta prioridade.

Especialistas em informação:

  • Disponibilizando o acesso a recursos de informação, formação e assistência a alunos e funcionários na utilização segura e eficaz desses sistemas e assistência especializada a alunos que utilizam recursos de tecnologia e informação.

Gestores de serviços de informação:

  • Incluindo o desenvolvimento e implementação de estratégias para avaliar recursos e determinar o currículo e as necessidades dos alunos, desenvolvendo políticas, procedimentos e critérios para selecionar os recursos que correspondam às necessidades curriculares, informacionais e recreativas dos alunos, desenvolvendo sistemas e serviços de informação em resposta ao aluno e às necessidades dos professores, promovendo o uso eficaz de recursos e fontes de informação, sistemas e serviços.
 

Australian Library and Information Association

 

O que é um assistente operacional da Biblioteca?

Os assistentes da biblioteca trabalham como parte de uma equipa de serviço que assiste os professores bibliotecários nas tarefas e procedimentos administrativos da biblioteca. 

Tarefas: 

  • Responder a pedidos de informação e prestar assistência aos utilizadores da biblioteca
  • Gestão dos recursos da biblioteca (entrega e devolução)
  • Assistência aos utilizadores dos serviços de informação
  • Utilização de ferramentas digitais de gestão e catalogação de informação para a introdução de dados.
 

O que é um elemento da equipa coordenadora da Biblioteca?

Os técnicos de bibliotecas trabalham geralmente sob a supervisão de um bibliotecário e têm um papel vital no serviço dos utilizadores. 

Centrados nos aspectos operacionais e técnicos da biblioteca e da informação, as tarefas e responsabilidades típicas podem incluir:

  • Assistência no empréstimo e consultas de referência bibliográfica
  • Manutenção e supervisão dos recursos, registos e sistemas tecnológicos da biblioteca
  • Processamento e edição de dados em bases de dados
  • Catalogação e classificação informacional
 

 

 

Quem faz a gestão da Biblioteca Escolar do meu filho?

Para saber inteirar-se acerca da Biblioteca Escolar que o seu filho frequenta, visite o sítio web da sua escola e da respetiva Biblioteca Escolar

Visite o site e blogues associados à Biblioteca para conhecer o pessoal, atividades e recursos disponibilizados. 

Pergunte se pode aderir, aceder às instalações ou requisitar os recursos disponíveis. 

Pode até perguntar se precisam de voluntários, para que possa ter uma compreensão mais profunda dos serviços prestados e dos seus desafios.

 

Adaptado de Australian Library and Information Association

A nossa BE tem um professor bibliotecário qualificado?

Algumas considerações:

  • Qual é o horário do professor bibliotecário?  
    • Costuma estar disponível no normal horário de funcionamento da biblioteca.
    • Por vezes, o professor bibliotecário pode ter um horário disperso pelas diversas funções e instituições que constituem o Agrupamento. 
    • Por vezes, um professor bibliotecário pode ter aulas tão curtas com cada aula que só tem tempo para facilitar o acesso á biblioteca.
  • O professor bibliotecário tem algum pessoal de apoio?  
    • Habitualmente, sim. No entanto, em caso negativo terá de realizar o trabalho de manter a biblioteca a funcionar 
      • Esta situação deverá ter precedência em relação as competências de investigação e de gestão informacional.
  • Será o professor bibliotecário, o ideal no cumprimento das suas funções?
    • Como qualquer profissão, a biblioteconomia tem uma equipa com capacidades diversas.  
    • Um bom professor bibliotecário é proactivo, amigável e disponível às necessidades da comunidade educativa.
  • Quer tomar medidas para assegurar que a escola do seu filho seja gerida por pessoal qualificado? 
    • Consulte a nossa página de Missão para ideias sobre como tomar medidas.

Adaptado de Australian Library and Information Association

Itens: 1 - 10 de 14
1 | 2 >>